7º Dia - Devocional: "A Mente de Daniel".

Hoje encerramos nossa jornada juntas, desvendando “A Mente de Daniel”, mas creia que enquanto houver fome em seu coração, haverá uma fonte inesgotável de conhecimento a sua disposição.
Como disse, no nosso primeiro vídeo, ao divulgar este devocional, não havia em mim a menor pretensão em trazer algo totalmente inédito, jamais visto em nosso universo cristão, mas, a missão de compartilhar verdades e princípios que tem transformado a minha própria mente e coração.
Que, como Daniel e seus amigos, nosso ano de 2025 seja marcado por uma busca genuína pela verdadeira SABEDORIA, que possamos descobrir e valorizar a INTELIGÊNCIA que o Criador depositou dentro de nós e que todas as desculpas, que nos impedem de adquirir a INSTRUÇÃO necessária, para cumprir o nosso propósito, caia por terra, em nome de Jesus!
❤️🔥 Vamos orar?
Senhor Jesus! Obrigada pela oportunidade que o Senhor me deu, de fazer parte deste grupo de mulheres, apaixonadas por Ti. Tenho certeza que o Senhor ouviu nosso clamor nestes dias, que nos conectou pelo Teu Espírito, e em nossa comunhão, o Senhor ordenou a Sua benção.
Sua Palavra é alimento e sustento, poderosa para trazer, despertamento e transformar o meu caráter. Também é cura para minhas feridas e a verdade que me liberta de todo engano, deste século.
Que tudo que aprendi com “A Mente de Daniel”, seja aplicado em meu dia a dia e possamos experimentar um novo nível de maturidade cristã. Eu entro, pela fé, em um novo tempo, onde vou experimentar e testemunhar do teu poder.
Que meus olhos espirituais se abram, para perceber que a obra que o Senhor iniciou em mim, irá tocar meu corpo, minha alma e meu espírito. Que todo meu ser, tome outra postura diante dos desafios que a vida me apresenta, e em 2025 eu decida viver o extraordinário no meu ordinário. Em nome de Jesus! Amém!
🎶 Momento de Adoração:
👇🏼
Fonte Inesgotável - Comunidade Evangélica da Zona Sul
🎶Cada dia, Senhor
Surgem oportunidades pra provar que Tu és
Uma fonte inesgotável de poder ilimitado
Eficaz e acionado pela minha fé
Vejo que minhas orações são sempre ouvidas
Uma a uma, a Seu tempo, respondidas
E é por isso, que posso confiar
Que a porta que o Senhor vier abrir
Ninguém poderá fechar
Tu És o Deus opera quando o homem diz, não dá
E abre um caminho onde solução não há
És o Deus que tem a cura para todo o mal
Mesmo aquele que a ciência não pode curar
Declaro Tua palavra e o monte é lançado ao mar
Eu confio em Ti, não temo e não vou me abalar
Mesmo que a morte encarar
Pois o Teu poder e Tua graça me faz ver que sou
Muito mais que vencedor
Teu poder e Tua graça me faz ver
Que sou muito mais que vencedor🎶
Os 9 tipos de inteligência
A ideia de inteligência múltipla parte da capacidade que todos nós temos para processar informações ativadas no ambiente em que vivemos e como nossas habilidades são desenvolvidas e utilizadas, para resolver os problemas que essas informações nos propõem.
Os 9 tipos de inteligência são:
1) Inteligência lógico-matemática
2) Inteligência linguística
3) Inteligência naturalista
4) Inteligência interpessoal
5) Inteligência intrapessoal
6) Inteligência espacial
7) Inteligência corporal-cinestésica
8) Inteligência musical
9) Inteligência existencialista
Inteligência lógico-matemática
É a nossa capacidade de raciocinar que permite resolver problemas com rapidez. Ela não está apenas associada ao raciocínio lógico e à facilidade para resolver problemas matemáticos, mas, também, para compreender e formular esquemas sobre modelos apresentados socialmente. É o tipo de inteligência que facilita cálculos mentais e exemplos práticos de raciocínio. No vestibular, é fundamental para resoluções das questões dá área de exatas, por exemplo.
Exemplo Prático: Resolver um quebra-cabeça lógico como o Sudoku ou calcular mentalmente o custo total de itens comprados no supermercado, incluindo descontos.
Inteligência linguística
Está relacionada à nossa capacidade de desenvolver pensamentos e ideias com a linguagem falada ou escrita. Quando desenvolvemos essa inteligência, conquistamos a capacidade de contar as experiências vividas com clareza e o grau de complexidade necessário. É importantíssima para a interpretação de textos dos enunciados e para o desenvolvimento de uma excelente redação.
Exemplo Prático: Escrever uma redação persuasiva ou criar uma história envolvente que descreva uma experiência pessoal, utilizando linguagem clara e impactante.
Inteligência naturalista
É desenvolvida por meio na interação e vivência com a natureza. Uma pessoa com essa inteligência bem trabalhada tem a capacidade de classificar os elementos naturais, como vegetais, minerais, animais etc. É um tipo de inteligência muito importante para provas de biológicas.
Exemplo Prático: Identificar tipos de plantas durante uma caminhada em uma floresta ou organizar uma horta, distinguindo as melhores condições para cada tipo de vegetal.
Inteligência interpessoal
É a capacidade de nos relacionarmos com o outro, de entender as pessoas com as quais temos contato. Desenvolve relações de empatia, solidariedade e respeito, ou seja, habilidades socioemocionais necessárias para a vida coletiva em sociedade. Você já pode observar essa inteligência na forma como se relaciona com professores, colegas, família, amigos etc. A própria sala de aula do Poliedro, com seus estímulos focados do desenvolvimento do aluno, é um ambiente onde essa inteligência é muito desenvolvida.
Exemplo Prático: Trabalhar em equipe para resolver um problema, garantindo que todos sejam ouvidos e colaborando para alcançar um objetivo comum, como em um projeto escolar ou empresarial.
Inteligência intrapessoal
Esta é a forma de inteligência mais particular, pois está diretamente ligada com o autoconhecimento, com nossa percepção de indivíduos, nossa capacidade de fazer planos e ter sonhos, além da consciência que temos para interferir e modificar as nossas condutas.
É o tipo de inteligência que faz com que priorizemos a disciplina para o estudo para o vestibular e a escolha dos momentos certos para relaxar de acordo com nossas prioridades.
Exemplo Prático: Refletir sobre suas metas de longo prazo e criar um plano de ação para alcançá-las, considerando seus pontos fortes e áreas de melhoria.
Inteligência espacial
Está relacionada à nossa capacidade de criar modelos do nosso ambiente físico, perceber semelhanças nas formas espaciais e relacioná-las entre si e com o contexto. É a inteligência que permite ter a consciência do nosso lugar no ambiente, encontrar direções e lembrar de imagens.
Por isso, pode ser muito utilizada em perguntas sobre geografia e história, como facilitadora da memorização de conteúdos relacionados a esses temas, principalmente se o estudo tiver elementos visuais.
Exemplo Prático: Planejar a disposição de móveis em uma sala para maximizar o espaço e a funcionalidade ou desenhar um mapa para orientar alguém até um local específico.
Inteligência corporal-cinestésica
É a inteligência física, muito conectada à memória corporal e à coordenação motora. Muito utilizada para resolver problemas físicos, é importante para despertar um estado de percepção do nosso corpo ao enfrentar um desafio. Por exemplo, educando o corpo para uma postura que favoreça melhor estabilidade para estudar e fazer as provas do vestibular.
Exemplo Prático: Aprender uma nova dança, como salsa ou balé, dominando os movimentos do corpo para expressar emoções ou ideias com fluidez.
Inteligência musical
A inteligência que permite se expressar através dos sons, relacionando-os com o meio em que se vive, com os sentimentos, elementos visuais e sensações. Além de facilitar o reconhecimento de sons e desenvolver habilidades para tocar instrumentos, é ativada quando utilizamos recursos musicais como mecanismos para memorização dos estudos, por exemplo.
Exemplo Prático: Identificar a melodia de uma música apenas ouvindo os primeiros acordes ou compor uma canção que transmita uma mensagem emocional.
Inteligência existencialista
É e a que nos permite refletir sobre nossa existência ao fazer perguntas como Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? Essa inteligência nos faz pensar sobre os objetivos e os motivos pelos quais fazemos as coisas, como uma alavanca para encontrar propósitos para nossas ações, inclusive a escolha do vestibular que vamos fazer. Segue um exemplo prático para cada tipo de inteligência:
Exemplo Prático: Meditar sobre o propósito da vida e como as escolhas individuais influenciam o coletivo ou debater questões filosóficas profundas, como a existência de vida após a morte.